8.3.07

Dia da Mulher - o verdadeiro sentido

No Dia Internacional da Mulher todos acham muito engraçado dar aos parabéns, oferecer uns bombons ou mesmo uma rosa (à semelhança dos nossos partidos políticos). Contudo, isto para mim não passam de meras inutilidades, que estão muito longe do verdadeiro sentido deste dia.
O dia 8 de Março visa relembrar a luta das mulheres por igualdades laborais. Ora conheçam a história:
Neste dia, do ano de 1857, as operárias texteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias, que recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se declarara um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas.
Em 1903, profissionais liberais norte-americanas criaram a Women's Trade Union League. Esta associação tinha como principal objetivo ajudar todas as trabalhadoras a exigirem melhores condições de trabalho.
Em 1908, mais de 14 mil mulheres marcharam nas ruas de Nova Iorque: reivindicaram o mesmo que as operárias no ano de 1857, bem como o direito de voto. Caminhavam com o slogan "Pão e Rosas", em que o pão simbolizava a estabilidade económica e as rosas uma melhor qualidade de vida.
Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como "Dia Internacional da Mulher".

Dia Internacional da Mulher deve servir essencialmente para fomentar a luta contra a discriminação, desigualdade, injustiça e intolerância... não desvalorizemos com meras flores ou bombons

2 comentários:

Party Girl disse...

Mas quem quiser, além de ter em conta todo o verdadeiro sentido do Dia Internacional da Mulheres, oferecer flores ou bombons está à vontade... Não nos vamos pôr com feminismos neste dia... eu gosto de receber seja por parte de um homem, de uma mulher ou mesmo da minha filha... eu recebi ontem uma flor feita por ela...
ehehehehehe

Devaneios de um louco disse...

ó amiga, se o ser humano prefere entregar-se a inutilidades em vez de fazer alguma coisa útil, que o faça com bombons e beijinhos. Não vamos penalizar as plantas. Se ontem recebeste uma florzinha feita plo tua filhota, os meus amigos, que me conhecem, optaram por me pagar umas cervejas... e assim se passou o dia da mulher lolo