No outro dia fui a uma entrevista de trabalho, na esperança de me conseguir estabilizar profissionalmente. Tudo corria às mil maravilhas até o patrão ter dito a tão terrível notícia: "estamos a precisar de uma pessoa, mas em regime de recibos verdes". Ora, esta é a realidade que persiste... plo menos na minha área, jornalismo. É uma área sobrelotada, com licenciados em comunicação social, medicina, história, economia e até construção civil se for necessário. Com tanta mão de obra disponível, eles fazem de nós o que querem e bem lhes apetece. Aliás, a minha experiência como jornalista reflecte bem esta realidade: promessas de um contrato, mas depois de um mês de escravidão apenas oferecem recibos verdes; permanência por três contratos na mesma empresa, mas quando é para ficar efectiva... a porta da rua é a serventia da casa, bla bla bla, por aí além.
Mas este mesmo patrão teve ainda um comentário fabuloso, que me deixou embasbacado (ou n fosse ele patrão, com dinheiro garantido na conta): todas as pessoas deveriam estar a trabalhar em regime de recibos verdes, porque a nossa segurança social está na penúria. Mas que merda de raciocínio é este???????? Pergunto.me eu!!!!! .... Então e quando quiser comprar uma casa? Não há banco que me faça empréstim0. Terei de ficar estagnado em casa de familiares porque a nossa classe média alta está-se completamente a cagar para a juventude (excepto pros seus filhos, claro).
É este o país onde vivemos. Um pequeno cantinho do mundo, onde apenas os patrões é que mandam, e só os filhos deles e todos os outros vendidos a preço de factor C é que se safam. É por isso que os génios portugueses fazem furor no estrangeiro... porque aqui só se dão hipóteses aos ricos...
24.2.06
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Isto q dizes é q é uma grande verdade! Infelizmente é mm assim q se passa e nós vêmo-nos sem grandes opções... tb n vejo saídas para isto... enfim, muita sorte!!!!!!
besos***
Enviar um comentário