30.1.07

Contra o tabaco marchar marchar!!!

A Comissão Europeia lançou hoje o Livro Verde sobre espaços livres de fumo. Com o documento, esta entidade pretende avaliar as vantagens e desvantagens da proibição por lei do consumo de tabaco em locais públicos, bem como fomentar a discussão sobre esta temática, alargando o debate a todos os estados da União Europeia bem como à sociedade civil.
É de recordar que a Irlanda e a Escócia têm medidas legislativas que proíbem o consumo de tabaco em todos os espaço públicos fechados, incluindo bares e restaurantes. Também o Reino Unido vai optar por esta medida ainda no Verão de 2007.
a Suécia, Itália e Malta prevêm a criação de espaços devidamente ventilados para o consumo desta droga, sendo que a França, a Estónia e a Finlândia estão em fase de preparação para implementar as mesmas regras.
Entendendo os malefícios do tabaco para o fumador passivo, de forma alguma posso estar contra medidas proibitivas. Não posso, no entanto, concordar com opções mais radicais, como é o caso da Irlanda, que atentam contra os direitos dos fumadores.
Restaurante sem fumo sim, café, bares ou discotecas NÃO. sempre a possibilidade de criar espaços reservados aos fumadores, com intervenções legais que permitam ao não-fumador permanecer no mesmo espaço comercial sem ser incomodado pelo tabaco.
Como tal, naquilo que eu, enquanto membro activo e expressivo da sociedade civil, puder fazer vou lutar contra a radicalização na proibição do consumo de tabaco em locais públicos.

Sem comentários: